Moraes determina ida de Jair Bolsonaro para a Papudinha
Por Dircélio Timóteo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A determinação foi feita nesta quinta-feira (15).
Além da transferência, Moraes determinou uma série de medidas relacionadas às condições de custódia do ex-presidente. Entre elas estão assistência médica 24 horas, deslocamento imediato para hospitais em caso de urgência, realização de sessões de fisioterapia nos dias e horários indicados pelos médicos e entrega diária de alimentação especial.
A decisão também autoriza a remição de pena por meio da leitura de livros, nos termos da legislação vigente. Bolsonaro poderá receber visitas de familiares às quartas e quintas-feiras, em horários previamente estabelecidos. Estão autorizadas as visitas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, dos filhos Flávio, Carlos e Jair Renan, além de Laura e Letícia, enteada do ex-presidente.
No novo local, ele não ficará na mesma cela que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que também cumpre pena no batalhão, assim como o ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques. Moraes ainda garantiu a Bolsonaro o direito à assistência religiosa uma vez por semana. Por outro lado, ficou mantida a proibição de acesso a smart TV durante o cumprimento da pena.